Quem sou eu

Blog destinado à divulgação de notícias e ao debate acerca de temas relacionados à Seguridade Social brasileira (Previdência Social, Assistência Social e Saúde).

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Federais discutirá semana de mobilização contra obesidade infantil

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública nesta terça-feira (8) sobre a importância da instituição da Semana de Mobilização Nacional contra a obesidade infantil. O deputado Alexandre Roso (PSB-RS) é autor de um projeto de lei que prevê a realização da semana e determina que as escolas desenvolvam atividades de educação em saúde relacionadas ao tema.

De acordo com Roso, a situação da obesidade se torna mais complexa quando diz respeito às crianças. “Primeiro, pela falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade. Segundo: a problemática está relacionada com a mudança de hábitos e a disponibilidade dos responsáveis em prestar as orientações necessárias para que isso aconteça”, afirma o parlamentar.

Para Roso, a escola se mostra o local adequado para o desenvolvimento de ações de prevenção da obesidade infantil e para o seu diagnóstico e terapêutica. Além de ser o espaço natural onde crianças convivem antes mesmo de completada a primeira década da vida, ela desempenha papel fundamental na formação do indivíduo e possibilita a integração de dois mecanismos essenciais no combate à obesidade: a educação nutricional e a atividade física.

Foram convidados para a audiência:

 -o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Radominski;

- a nutricionista clínica Vilma Moraes Barros;

-o diretor da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), João Luiz Cesarino da Rosa; e

 - um representante do Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Câmara de Notícias - originalmente em http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/416469-SEGURIDADE-DISCUTIRA-SEMANA-DE-MOBILIZACAO-CONTRA-OBESIDADE-INFANTIL.html